17 luglio 2012

3ºCMN: Se não houver católico convertido, não haverá católico missionário

Quais são as urgências missionárias num mundo secularizado e pluricultural caracterizado pelo consumismo, individualismo e busca de um poder que confere ao dinheiro uma posição cada vez mais privilegiada na vida das pessoas? Para o Irmão Israel Nery, um dos principais conferencistas do 3º Congresso missionário Nacional (3º CMN), que também representa a Conferência dos Religiosos do Brasil, as maiores urgências missionárias se referem à conversão dos católicos.
Segundo Nery, a Conferência de Aparecida, realizada em 2007, diante do levantamento do número de católicos na América Latina, propôs a realização de uma missão continental, com o objetivo que a missão começasse a oferecer a cada católico a oportunidade para o encontro pessoal com Jesus Cristo.
A necessidade dessa missão se torna evidente no mundo atual onde a ética e os valores morais estão ameaçados, sendo necessária a presença de discípulos missionários que de fato sejam conscientes, esclarecidos e generosos na sua opção por Jesus, inserindo-se na comunidade eclesial e ao mesmo tempo assumindo a missão de evangelizador conquistada no sacramento do batismo.
"Tivemos o privilégio de nascer numa família cristã, de termos o batismo, a primeira Eucaristia. Isso há 40 anos atrás valia. Hoje, a sociedade vive como se Deus não existisse. Estamos sendo dominados por uma filosofia de vida que o mundo neoliberal capitalista oferece. Se você não tiver conversão, opinião sólida, fica influenciado pelo primeiro discurso que lhe for apresentado. A Igreja, portanto, está nos oferecendo uma oportunidade. Se não houver católico convertido, não haverá católico missionário", esclarece Irmão Nery.

Nessun commento:

Posta un commento