11 marzo 2011

Serviço Pastoral dos Migrantes realiza 3º Encontro de Igrejas e Organizações Sociais


Adital - Com o tema "Juventude migrante: desafios e perspectivas", o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) realiza o 3º Encontro de Igrejas e de Organizações Sociais da Origem e Destino dos Migrantes Temporários Rurais. O evento acontece de 11 a 13 de março, na cidade de São Paulo.
Voltado para jovens migrantes, pastorais sociais, organismos sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizações sociais, governamentais e sindicais e pesquisadores, o encontro se propõe como momento aglutinador, para avaliar e planejar ações.
A ideia é aprofundar estudos de temas e desafios sociais e pastorais dos eventos anteriores, realizar a troca de experiências a partir dos projetos sociais das pastorais participantes, avaliar resultados e debater novos projetos para visitas, missões e encontros de formação junto às comunidades de origem e destino dos jovens migrantes.
A maioria dos migrantes temporários rurais é constituída de jovens entre 18 e 30 anos, majoritariamente do Nordeste e do Norte de Minas Gerais, que viajam em busca de melhores condições financeiras e profissionais. Entretanto, há muitas barreiras para a desejada mudança de vida. O Serviço Pastoral dos Migrantes afirma que a situação revela e denuncia "a fragilidade e a falta de perspectivas que persistem no difícil contexto da vida rural brasileira, atingindo amplas camadas populacionais".
De acordo com o SPM, entidades sociais e pastorais têm estudado os fatores que levam à migração de pessoas jovens, geralmente para o emprego nos projetos agroindustriais. "A partir do conhecimento das causas e consequências dessa mobilidade humana, desafios e anseios que a cercam, as entidades e pastorais e seus parceiros poderão colaborar em conjunto na implementação de iniciativas para um desenvolvimento integral de contingentes significativos da juventude migrante, com o indispensável apoio de Secretarias e de outros órgãos governamentais", declara.
O 3º Encontro de Igrejas e de Organizações Sociais da Origem e Destino dos Migrantes Temporários Rurais acontecerá na Casa de Encontros Sagrada Família, localizada na Rua Padre José Marchetti, 237, no bairro Ipiranga, em São Paulo. Mais informações pelos telefones (11) 2063.7064, (16) 3251.2085 ou pelo e-mail spm.nac@terra.com.br.
Serviço Pastoral dos Migrantes
Ligado à CNBB, o Serviço Pastoral dos Migrantes foi criado em 1986 para apoiar os migrantes na luta por seus direitos. Desenvolve trabalho em três temáticas: migração sazonal, migração urbana e imigrantes.

Fonte: http://www.adital.com.br (Jornalista Camila Queiroz)

Nessun commento:

Posta un commento