28 marzo 2011

FMA colabora com a Pastoral dos Surdos


Ir. Mariza Lopes de Oliveira e grupo da Pastoral dos Surdos
Belo Horizonte (Brasil) - “Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos... batizando-as e ensinando-as... Eu estou convosco todos os dias...”   Mt 28, 19-20  
“Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura.” Mc 16,15
Ide até os confins... lá onde estão os ignorados pela sociedade, desconhecidos pela   evangelização, esquecidos de nós... “Ovelhas sem pastor.”
Aqui estamos, Senhor Jesus  às tuas ordens!  Pastoral dos Surdos!
O novo irrompe na Igreja do Brasil. A Pastoral organizada, sistematizada nas suas várias dimensões, abre uma nova porta.  Chega a uma parcela da Igreja até então esquecida, descuidada de todos nós: os Surdos.
Onde estão eles, elas?  Nas famílias, nas escolas públicas e privadas, nas paróquias. Estão também em outras igrejas cristãs que se  esmeram na formação dos Surdos. E a Igreja Católica, no Estado de Minas Gerais, o que tem  conseguido a favor dos jovens surdos?
Para as crianças, adolescentes, jovens e adultos portadores da deficiência – Surdez – por isso mesmo distante de nós, tem surgido pequenas e inexpressivas experiências.  Falta-nos contudo a consciência do desejo que os Surdos têm de conhecer Jesus Cristo, a Igreja, a Comunidade Católica. Ir a eles, levar-lhes a solidariedade do nosso compromisso e trazer lições de Cidadania , eis o aprendizado no serviço à Pastoral dos Surdos.  Nova consciência vai crescendo entre os católicos. Grupos de leigos/leigas  assumem o desafio. As Faculdades oferecem cursos de Intérpretes da linguagem dos Surdos: Libra. Cresce a população que carrega a deficiência da surdez. Nossa Arquidiocese, com o apoio dos leigos abriu-se a essa realidade. “Chegar aos confins.” Após anos de dificuldades e obstáculos, e sempre de novas tentativas, diálogo com as autoridades locais, tudo articulado pela Coordenadora Sra. Claudete Diniz Andrade, auxiliada pela educadora Maria Barbosa que abraçaram a causa dos Surdos, temos hoje, a Coordenação de leigos, dedicada com esmero à causa das crianças, adolescentes e jovens Surdos. A Equipe conta com esta coordenadora dinâmica, a Sra. Claudete Diniz Andrade que há anos, em momento algum desistiu do projeto, graças à sensibilidade pastoral e o espírito eclesial que a animam. Atualmente, o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, D.Walmor Oliveira de Azevedo destacou o Colégio Santa Maria/BH para sede dos encontros e cursos, bem como um Sacerdote que preside a Eucaristia, aos sábados, à tarde, participada pelos jovens surdos, bem como pelas famílias dos jovens, assessores e cristãos apoiadores do projeto.
Em 2010 a Coordenadora do Projeto Sra. Claudete Diniz Andrade, por indicação de outros Pastoralistas e Catequistas, convidou Ir. Mariza Lopes de Oliveira para participar do projeto de formação dos jovens surdos.  “Sua experiência tem sido muito positiva, afirmam a coordenação e os jovens, quer pela comunicação como Educadora que estabelece uma relação muito próxima com os catequizandos, quer como Irmã Salesiana presente nesse mundo novo, nesses Confins imensos do nosso país.” Alguém disse: “Inédito o fato de uma Salesiana entrar nesse mundo da evangelização.”O primeiro encontro da Ir. Mariza com os jovens surdos aconteceu em outubro pp., quando ela apresentou Jesus Cristo aos jovens. A partir daí, motivados, os jovens solicitaram estudos sobre a fé e outros temas. Nos próximos meses, Claudete e Ir.Mariza iniciarão a formação bíblica dos jovens. Estes se preparam para serem os Catequistas de outros jovens, adolescentes e crianças surdos. Uma experiência inédita, creio.  Jovem formando jovens. Educadores, Catequistas, Seminaristas e outros profissionais da Educação, ao tomarem conhecimento do projeto, solicitam a sua participação aos encontros, ao menos com a presença e apoio.  Aqui estamos, Senhor Jesus, às tuas ordens. Missionárias onde estão os jovens!

Ir. Mariza Lopes de Oliveira, fma da Inspetoria Madre Mazzarello - BBH

1 commento:

  1. Ola Ir Mariza, aqui é a Rejane Meirelles de Porto Alegre, fiquei muito feliz de reencontrá-la e saber noticias suas.Caso queira vou lhe deixar o e-mail da minha filha Julia, e mande noticias suas; jumeirellles@hotmail.com ; sentimos muita saudades de você;Abraços e Beijos Rejane

    RispondiElimina