17 aprile 2015

Ir. Luigina Pizzato, missionária no Mato Grosso (Brasil)

«Quando a gente descobre que um objeto tem 120 anos a gente tem a certeza de que esse objeto foi feito do melhor material que poderia ter sido usado na época em que foi criado... Quando a gente pensa em uma música ouvida por 120 anos, sabemos que ela é tão boa, tão boa que ainda continuará sendo ouvida para sempre, que seu encanto e sua harmonia jamais deixarão de ser admirados.» (Ir. Ivone Goulart)

Pois bem, este ano, estamos comemorando os 120 da chegada das Irmãs Salesianas em Mato Grosso, vindas em 1895, da Itália da Argentina do Uruguai! Chamadas por Deus à Vida Consagrada Religiosa, segundo o Carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, vieram ANUNCIAR e TESTEMUNHAR O AMOR de JESUS CRISTO às famílias, aos jovens, aos indígenas. Vamos prestar homenagens a essas mulheres que representam e fazem parte destes 120 anos.

Na edição 197 do Notipaz, informativo da Inspetoria FMA de Cuiabá, Ir. Maria de Nazaré Lima entrevista Ir. Luigina Pizzato (91 anos), nascida em 25 de março de 1924, em Scorzé, Veneza, Itália, filha de Silvio Pizzato e Maria Fávero, vinda da Itália após a guerra, em 1947, como missionária para a Inspetoria Maria Auxiliadora, Recife. Após desenvolver diversos serviços em favor da juventude em Escolas e em casas de Formação à vida consagrada, no nordeste do Brasil, em 1972 chega a Mato Grosso. Inicia suas atividades, auxiliando o Bispo D. Orlando Chaves, como Diretora e Mestra das noviças do nascente “Instituto das Missionárias do Bom Jesus” por ele fundado, onde permaneceu até 1978. Em seguida dedica sua vida aos povos indígenas, Bororo e Xavante nas Missões de São Marcos e Sangradouro, “com muito AMOR” como ela própria declara, permanecendo até 2013, quando é transferida a Casa Maria Auxiliadora em Cuiabá, onde reside, tratando da saúde e testemunhando com serenidade, a beleza de pertencer a Deus e tê-Lo como “Único necessário” por toda uma existência dedicada ao bem das pessoas que Deus lhe confiou! O segredo de toda essa vitalidade, Ir. Luigina deixa transparecer na certeza de ser amada e guiada pela Virgem Maria, cuja devoção aprendeu com a própria mãe, aprofundou na “Ação Católica” grupo ao qual pertenceu na adolescência e depois ao encontrar o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, congregação que a atraiu pelo carisma missionário e pelo belo título com o qual se identificou e recebeu como MISSÃO!

Ir. Nazaré: O que significa para uma FMA missionária, a devoção mariana?
Ir. Luigina: Todas as pessoas devem manter um bom relacionamento com a Mãe de Jesus. Principalmente se ela for religiosa missionária, precisa amar mais ainda Nossa Senhora. Pois na vida encontramos muitas dificuldades e nas missões temos desafios ainda maiores. Eu sempre tive muito amor e muita confiança em Nossa Senhora, pedia seu auxílio nas dificuldades e sentia que Ela me ajudava. Assim como nossos fundadores, temos que amar e confiar Nela. Maria é nossa Mãe, é preciso aprender com Ela a seguir Jesus e a fazer o bem às pessoas, a quem precisa de nós. Sou muito feliz por ter trabalhado nas missões e recebido a ajuda de Nossa Senhora.

Ir. Nazaré: E sobre a Eucaristia, o que a senhora nos fala?
Ir. Luigina: Jesus na Eucaristia é o nosso sustento, a nossa força. Ele é o nosso TUDO! Com Ele é possível fazer o bem, ajudar a quem de nós precisar. Nós precisamos nos alimentar de Jesus, assim como nos alimentamos dos outros alimentos para viver, é a Eucaristia que nos sustenta no amor e na gratuidade. Sempre temos que fazer de tudo para receber a Eucaristia, visitar Jesus no Sacrário e falar do Amor de Jesus pois Ele nos AMA muito, muito.

Ir. Nazaré: O que sugere para as jovens que desejam se consagrar a Deus na Vida Religiosa?
Ir. Luigina: Que elas tenham muito amor a Jesus, conversem com Ele, conheçam e vivam a Palavra de Deus. Assim serão capazes de ajudar aos mais pobres, principalmente os indígenas que precisam muito do nosso carinho, da nossa amizade. Outra coisa é que participem da vida de comunidade. Por onde eu vivi, eu sempre gostei de ajudar minhas irmãs, assim eu ajudava a minha comunidade a ser alegre e feliz. Eu sou muito feliz de ser uma Irmã, Filha de Maria Auxiliadora. Deus é muito bom. É Ele quem nos chama e sempre nos ajuda. Eu amo muito a Jesus e sinto que Ele também me ama. Por causa Dele, podemos amar as Irmãs, a todos e sermos muitos AGRADECIDAS a ELE. Obrigada também a você por sua atenção.

Extraído do Informativo NotiPaz - Cuiabá - Brasil