20 settembre 2016

JORNADAS DE ANIMAÇÃO SALESIANA SDB – FMA (ANGOLA 2016): “MISSIONÁRIOS DA MISERICÓRDIA”.

Na equipe conjunta SDB - FMA de animação missionária de Angola, para o presente ano foi lançada a proposta da Jornada Missionária enviando pela parte da mesma equipe um kit de material de apoio para ajudar na animação, nas comunidades locais.
O objetivo era o de abranger um número maior de participantes, assim como poder preparar-se para a animação missionária do mês de Outubro nas paróquias e localidades onde as comunidades estão inseridas.
Duas das comunidades já deram início a estas jornadas nos dias 9 a 11 de setembro. São elas:
- A Paróquia de Santo Antônio de Libolo em Calulo, que contou com a participação de 70 missionários entre adultos e jovens, provenientes dos diversos grupos da paróquia e de alguns centros da área rural. A participação foi marcada pelo desejo profundo de conhecer mais sobre a vocação missionária e como partilhá-la com os mais necessitados de nossas áreas de evangelização.
Após o encontro, os presentes receberam o envio e realizarão a missão popular, visitando as pessoas de casa em casa nos bairros e comunidades durante cada domingo do mês de Outubro, partilhando uma mensagem de misericórdia ou um momento de oração ou encontro com as pessoas. Espera-se realizar uma visita de anúncio como gesto concreto de evangelização e de misericórdia.
- Na comunidade de Vila Mornese em Cazenga, Luanda, esta proposta foi lançada aos alunos da escola e centro de catequese Maria Mazzarello, com as mínimas condições em estilo de acampamento. A chegada foi muito solene pois marcaram um encontro geral fora da escola e entraram em marcha com cantos e assobios. Os temas foram distribuídos com muita responsabilidade e entusiasmo, a partir do kit de materiais propostos pelo Âmbito das Missões.
Era uma média de 25 alunos dos quais -14 meninas e 11 meninos - podendo então dividir o grupo em 5 membros segundo as cores e os nomes dos continentes, concluindo com o projeto Mês de Outubro. Haverá ainda outros encontros para acertos e envio missionário.
Os missionários saíram agradecidos deixando mensagens de apreço e satisfação: “aprendemos que a misericórdia é algo fundamental para o missionário como ajudar os que mais necessitam; e nós missionários prometemos cumprir uma missão em outubro, - crianças a ensinar crianças... missionários missionemos para a salvação do mundo inteiro”.
Outras comunidades também têm agendadas estas jornadas para serem realizadas mais adiante e vivermos um mês de muita animação missionária seguindo as orientações do Papa e da Igreja neste Ano Jubilar.

Calulo

Calulo

Calulo

Vila Mornese

Vila Mornese

Vila Mornese




Nessun commento:

Posta un commento