28 maggio 2014

Semana de Oração 2014: de 1 a 8 de junho

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. 
Cristãos do Hemisfério Sul celebrarão, entre os dias 1 e 8 de junho, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). O tema deste ano é: “Acaso Cristo está dividido?”, conforme 1 Cor 1:1-17. O material da SOUC 2014 foi elaborado pelos irmãos e irmãs do Canadá, país marcado pela diversidade de idiomas, cultura, clima e diversas expressões de fé. Com isso, eles nos desafiam a encontrar, também, respostas pacíficas para uma convivência respeitosa diante da diversidade cultural e de diversas expressões de fé em nosso país. Pois “um dos grandes desafios hoje é saber viver e conviver com a diferença cultural”. Ademais porque somos cristãos. E não podemos, de modo algum, invocar o nome de Cristo para construir barreiras entre nós, pois Ele é comunhão e unidade. Desse modo, convidamos a todos da comunidade eclesial a se envolverem, de algum modo, neste grande mutirão pela Unidade dos Cristãos.
De fato, parece-nos que é de grande urgência que os cristãos de nossas comunidades eclesiais tomem consciência da importância e beleza do diálogo ecumênico e que rezem pela Unidade como o próprio Cristo rezou “para que todos sejam um” (Jo 17,21). Pois a diversidade é “expressão de infinita beleza” que revela a imensa riqueza da multiforme graça de Deus, que não se deixa vencer em amor e generosidade. Por isso, é que se diz que a unidade na diversidade não é prejudicial; “o que é prejudicial é a luta ou a imposição da uniformidade. A unidade é tão divina que precisa ser suplicada todo dia, não somente numa semana”.




Nessun commento:

Posta un commento