11 novembre 2011

Visita canônica de Ir. Alaíde Deretti


Escreve-nos direto de Angola, a FMA Ir. Filomena Tuatale, responsável pela Comunicação social na comunidade de Benguela.

«No dia 29 de outubro pelas 12h30min chegou a Ir. Alaíde em visita canônica à Comunidade de Benguela, situada na parte sul de Angola. A irmã foi a colhida pelas FMA na entrada da casa Laura Vicunã com as formandas ao som do batuque e de canto de boas vindas. Após as saudações foi convidada a entrar e tomar parte do almoço que já estava preparado.
A irmã Alaíde estava muito feliz por ter encontrado as irmãs todas e contou que tinham feito uma boa viagem e que havia paisagens lindas de Luanda a Benguela. Também durante a viagem encontraram um acidente e tiveram que contornar a estrada principal, caso contrário teriam chegado muito tarde.
Após o almoço a Ir. Alaíde começou a receber as imãs em colóquio e começou pela animadora da comunidade, a irmã Catarina Paulo Bernardo.
Às 18h30min junto com a Comunidade a Ir. Alaíde participou da missa vespertina dos jovens onde dois jovens se uniram em Matrimônio. Depois da dança de ação de graças, a irmã Alaíde foi convidada a saudar a assembleia cristã e assim os jovens acolheram-na com uma canção de boas vindas e com uma salva de palmas.
A irmã elogiou os jovens recém-casados e que estes construíssem suas vidas unidos no amor. A Ir. Alaíde transmitiu as saudações da Madre Yvonne Reungoat que há um ano passara por estas terras.
Terminada a missa fomos para casa e em seguida o jantar, e após este momento era a vez da comunidade fazer a grande a colhida a Irmã Alaíde.
Ao som de uma música tradicional as imãs entravam dançando e cada uma levava alguma coisa simbólica: o pano típico de Benguela, a esteira e o banco onde a Irmã se sentou, e ofereceram-lhe um suco de goiaba para refrescar a alma! Tudo isso decorria ao som da música, e depois fez-se uma roda onde as irmãs convidaram a Ir. Alaíde a fazer parte da dança com a comunidade. Depois disto a foi o momento do “o longa”, na qual a comunidade se dispôs para ouvir o que a Ir. Alaide tinha para nos dizer, e no final agradeceu pela acolhida.»

Chegada da Ir. Alaide à comunidade de Benguela - 29 de Outubro


A comunidade acolheu solenemente Ir. Alaide à noite

Nessun commento:

Posta un commento