20 agosto 2011

Vamos para outra margem

(Manaus – Brasil). Na Inspetoria Laura Vicuña o projeto Juventude Missionária vem se tornando um grande meio de oportunizar aos jovens um momento de desenvolvimento humano e cristão, através de uma experiência missionária no qual aprendem a servir gratuitamente os mais necessitados. É possível observar no rosto dos jovens que participam das experiências a expressão de entusiasmo e alegria por terem anunciado a Boa Nova de Jesus.

Jornada Missionária em Manicoré - AM

O grupo composto por Ir. Monica Hivana e os leigos Júlio Cesar, Ingrid Albuquerque e Mara Maia de Manaus se juntaram com Irmã Iran Nascimento e o Leigo Raimundo Nonato, mais conhecido como Birica que trabalha no Centro Juvenil Salesiano dos SDB  e  70 jovens de Manicoré, ligados às casas das Filhas de Maria Auxiliadora e Salesianos de Dom Bosco, para realizarem a primeira jornada Missionária Juvenil que teve como tema: “Não estava o nosso coração ardendo?”  
Os Missionários de Manaus partiram em missão, na manhã do dia 20 de julho às 10h. Na chegada em Manicoré, no dia 22 de julho às 8h, foram acolhidos na Comunidade Madre Ângela Vespa. Em seguida após um breve descanso, organizaram no Centro Juvenil o ambiente para acolher os jovens participantes da Jornada Missionária.
A noite a partir das 18h deu-se inicio à abertura da jornada missionária, os jovens foram recepcionados com cantos e muita animação. Houve a apresentação dos missionários vindos de Manaus juntamente com Ir. Monica que em seguida partilhou o objetivo da Jornada e convocou os jovens missionários a fazerem uma profunda experiência Jesus Cristo, a exemplo dos dois discípulos de Emáus, que comentavam: Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras? (Lc 24,32). Após iniciou-se a Celebração Eucarística dirigida pelo Pe. Jose Maria -SDB. A homilia ficou a cargo de Ir. Monica que fez a exposição do tema. Ao término da Celebração, foram feitas as divisões das equipes de acordo com as cores dos cinco continentes através da dinâmica ‘Aldeia das Cores’, facilitando assim, os trabalhos nas oficinas e  as visitas às famílias.
Após a execução da dinâmica, Ir. Monica apresentou um vídeo: O perfil do jovem missionário, explanando que o jovem missionário deve possuir uma experiência viva e profunda de Cristo, deve estar disposto à dá-lo a conhecer àqueles que não o conhecem; e com sua ALEGRIA, SIMPLICIDADE e RESPONSABILIDADE é testemunha de esperança capaz de assumir novos desafios num mundo em constante mudança. Ao fim dessa explicação, os coordenadores se reuniram com suas equipes para os devidos encaminhamentos da jornada, de acordo com a programação. Fechando esse momento o Pe. José Maria enviou cada equipe à missão com sua bênção. Alegres, os mesmos receberam seu kit missionário para iniciar seus trabalhos nos dias 23 a 26 de Julho/2011.
Nas manhãs dos dias 23 a 26, sempre as 7h30min nos encontrávamos em frente do Centro Juvenil Salesiano para irmos a missão nas comunidades: IGARAPEZINHO, SANTA RITA e GUADALUPE. Durante a chegada nas comunidades os jovens eram concentrados nas capelas, onde eram feitas as acolhidas pelos responsáveis da Comunidade. Os jovens Sentinelas do Amanhã estavam entusiasmados, expandindo Alegria, porém estavam ansiosos para iniciar pela primeira vez esta rica experiência. Após a acolhida e animação houve momentos como: orações, Liturgia da Palavra presidida pelos ministros das comunidades. Em seguida foram feitos os encaminhamentos para os trabalhos e os saborosos lanches preparados de maneira simples e generosa pelos agentes das comunidades que não mediram esforços em atender a todos os missionários.
Houve dois momentos formativos um pela manhã e o outro a tarde cujo os temas abordados foram: A alegria de sermos Discípulos Missionários para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo; O Olhar dos discípulos missionários sobre a realidade. A metodologia usada foi criativa e dinâmica, possibilitando aos jovens uma visão ampla do ser missionários através dos vários contextos atuais apresentados.
Depois de um saboroso almoço os jovens  se encontraram às 15h para as visitas nas famílias da Comunidade de Igarapezinho, debaixo de um intenso e forte sol os jovens caminharam até as casas para levar alegria e sobretudo  fazer a experiência de escutar e transmitir às famílias o que aprenderam da Palavra de Deus a partir de alguns textos bíblicos aprofundados. Nas demais comunidades as visitas foram realizadas pela manhã por ser um clima mais favorável aos jovens.
O terço missionário foi organizado pelas equipes de acordo com suas respectivas cores, os jovens a cada mistério abordaram a realidade atual através das seguintes situações: Sócio Cultural, Econômica, Dimensão Sócio-Politica e Dimensão da Preservação, neste momento houve a participação das famílias convidadas pelos jovens nas visitas.
No final de tudo eram partilhadas as impressões da experiência do dia, os jovens relatavam como foram acolhidos nas casas, os aspectos que chamaram a atenção a partir do que vivenciaram.
Os jovens tiveram a oportunidade de partilhar seus conhecimentos, criatividade e muita animação através de uma divertida Gincana Missionária, onde cada equipe recebeu algumas tarefas como: Escrever cartas às famílias visitadas, elaborar frases missionárias, etc.
No último dia da Jornada as equipes se organizaram para realizar um belíssimo  oratório de cunho missionário para as crianças da Comunidade de Guadalupe, foi um dos momentos mais marcantes, os jovens conduziram este momento com muita alegria salesiana. Parabéns Juventude Missionária pela estupenda manifestação de amor e missionariedade juvenil!
À tarde todo o grupo se encontrou para o momento avaliativo que foi realizado em duas modalidades: individual e em equipe. Enfim tudo se concluiu com um gostinho de quero mais.
Por volta das 19h os missionários se reuniram para Celebração em Ação de Graças pelo término da Jornada, mais uma vez foi presidida pelo Padre José Maria. Em seguida concluímos com uma noite cultural, onde cada equipe apresentou seu grito missionário e o slide com imagens marcantes da jornada. Na alegria retornaram para suas casas, ficando somente a certeza de terem vivido uma experiência inesquecível, que marcará profundamente suas vidas daqui para frente.
Depois de experimentar dias de verdadeiro ardor missionário os coordenadores da Jornada Missionária  Juvenil 2011 chegaram em Manaus no final da tarde do domingo, 31 de julho, depois de passarem dez dias em Missão no município de Manicoré/AM.

Ir. Monica Hivana, fma
Inspetoria Laura Vicuña/BMA

Nessun commento:

Posta un commento