19 gennaio 2016

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS_2° DIA

Chamados a ser mensageiros da alegria

Is 61,1-4
O Espírito do Senhor Deus está sobre mim : O Senhor, fez de mim um messias, Ele me enviou a levar alegre mensagem aos humilhados.
Sl 133
Oh! Que prazer, que felicidade encontrar-se entre irmãos!
Fil 2,1-5
Cumulai a minha alegria vivendo em pleno acordo. Tende um mesmo amor, um mesmo coração ; procurai a unidade.
João 15,9-12
Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja perfeita.

Comentário
Na época da ocupação soviética, nenhuma presença cristã era possível nas mídias públicas letãs. Após a independência, o rádio letão do Estado começou a divulgar programas cristãos falando principalmente sobre a unidade e a missão, instaurando um fórum para permitir aos responsáveis de diversas igrejas de se encontrarem. Este testemunho público de respeito mútuo, de amor e de alegria contribuiu a fazer viver o espírito ecumênico letão. Esta é a experiência dos criadores destes programas cristãos na rádio letã do Estado que inspirou esta reflexão.

• A alegria evangélica convida os cristãos a viver a profecia de Isaias : “ O Espírito do Senhor Deus esta sobre mim. O Senhor, fez de mim um messias, Ele me enviou a levar alegre mensagem aos humildes”. Temos sede da boa nova que pode curar nossos corações quebrados e nos libertar de tudo o que nos prende e nos torna cativos.
• Quando o nosso próprio sofrimento nos entristece, pode faltar o vigor suficiente para anunciar a alegria que vem de Jesus. No entanto, mesmo quando nos sentimos incapazes de dar alguma coisa ao outro, já que testemunhamos o pouco que temos, Jesus o multiplica em nós e naqueles que estão ao nosso redor.
• Jesus disse no Evangelho, “como o Pai me amou, eu também, vos tenho amado; permanecei no meu amor” e “amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”. É assim que descobrimos que sua alegria está em nós, para que nossa alegria seja perfeita. Este amor recíproco e esta alegria mútua estão no coração de nossa oração para a unidade. Como o disse o salmista : “Oh ! que prazer, que felicidade encontrar-se entre irmãos !”.

Questões
• O que, no mundo e nas igrejas, sufoca a alegria ?
• O que podemos receber dos outros cristãos para que a alegria de Jesus esteja em nós e nos faça testemunhar da Boa Nova ?

Oração
Deus de amor, olha nossa vontade de te servir apesar da nossa pobreza espiritual e de nossas aptidões limitadas. Vem habitar com tua presença os desejos profundos dos nossos corações. Enche nossos corações feridos com teu amor que cura, para que nos seja possível amar como tu nos amaste. Concede-nos o dom da unidade, para que possamos te servir com alegria e partilhar teu amor com todos. Nós te pedimos em Nome do teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Amén.