22 gennaio 2016

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS_5° DIA

A fraternidade dos apóstolos

Is 56,6-8
Pois minha Casa será chamada: “Casa de oração para todos os povos”.
Sl 24
Quem subirá a montanha do Senhor ?
At 2,37-42
Eles eram assíduos aos ensinamentos dos apóstolos e à comunhão fraterna, à fração do pão e as orações.
Jo 13,34-35
Eu vos dou um mandamento novo : amai-vos uns aos outros.

Comentário
A fraternidade vivida entre os responsáveis cristãos é a expressão visível da vida ecumênica letã.
Estes responsáveis se reúnem regularmente em Gaizins, a mais alta colina letã, assim como em outros lugares, para 40 horas de oração e de vida fraterna simples, durante as quais eles partilham as refeições. Durante toda a duração destes encontros, os fieis os sustentam pela oração e intercessão permanentes. Estes encontros regeneram os responsáveis na sua colaboração em Cristo. É esta experiência do fundador da Casa letã de oração para todos os povos que inspirou esta reflexão.

• O mandamento de Jesus de nos amarmos uns aos outros não é uma teoria. Nossa comunhão de amor uns pelos outros se concretiza quando nos reunimos intencionalmente como discípulos de Cristo para partilhar a vida fraterna e a oração no poder do Espírito.
• Mais os cristãos, e particularmente os seus responsáveis, caminham juntos humildemente e pacientemente ao encontro de Cristo, mais os preconceitos desaparecem, mais descobrimos o Cristo uns nos outros, e mais nos tornamos autênticas testemunhas do Reino de Deus.
• O ecumenismo pode às vezes aparecer como sendo muito complicado. No entanto, a vida fraterna alegre, a partilha de uma refeição, a oração e o louvor comum fazem parte da simplicidade apostólica. É através deles que obedecemos ao mandamento de nos amar uns aos outros, e de proclamar o nosso Amém à oração do Cristo pela a unidade.

Questões
• Estamos experimentando o encontro fraterno, como irmãos em Cristo, para viver a fraternidade cristã, partilhando a refeição e rezando juntos ?
• O que esperamos dos bispos e dos outros responsáveis das Igrejas para avançar na unidade visível da Igreja ? Como podemos sustentá-los e encorajá-los ?

Oração
Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, concede a todos os cristãos, e particularmente àqueles que tem o encargo de guiar a tua Igreja, teu espírito de sabedoria e de ciência para que possamos enxergar com os olhos do coração a esperança à qual Tu nos chamaste: ser um só corpo e um só espírito, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina acima de todos, por todos e em todos. Amém.