25 gennaio 2016

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS_8° DIA

Corações que queimam pela unidade

Is 52, 7-9 
Como são bem vindos, por sobre as montanhas, os passos do mensageiro.
Sl 30
Transformaste meu luto em dança.
Col 1,27-29
Ele quis dar-lhes a conhecer quais são as riquezas e a glória deste mistério dentre os pagãos : Cristo no meio de vós.
Lc 24,13-36
E começando por Moises e todos os profetas, ele lhes explicou em todas as Escrituras o que lhe concernia.

Comentário
Diferentes Igrejas letãs puderam trabalhar juntas numa caminhada comum de evangelização a partir do programa "Percursos Alpha", originariamente lançados pela Igreja anglicana da Santa Trindade de Brompton, perto de Londres. Os letões que abraçaram a fé graças a este programa são abertos ao estudo e ao enriquecimento que podem lhes trazer as contribuições das outras comunidades cristãs. Esta experiência inspirou as seguintes reflexões.

• Os discípulos decepcionados, que deixaram Jerusalém para ir a Emaús, cessaram de esperar que Jesus pudesse ter sido o Messias, e se distanciam passo a passo da sua comunidade. Este deslocamento gera separação e isolamento.
• Ao contrário, depois do encontro com o Ressuscitado, eles voltam para Jerusalém cheios de esperança e com a mensagem evangélica nos lábios. É esta mensagem de ressurreição que os traz de volta ao coração da comunidade pela comunhão fraterna.
• Os cristãos tentam muitas vezes evangelizar num espírito de competição e com a preocupação de encher suas próprias igrejas. A ambição sufoca seu desejo que outros escutem a mensagem evangélica que faz viver. A verdadeira evangelização é ir de Emaús à Jerusalém, passar do isolamento a unidade.

Questões
• Quais são as decepções que nos isolam dos outros ?
• Quais são os dons (iniciativas, métodos, e programas) que nós podemos receber de outras comunidades cristãs ?

Oração
Senhor Jesus, Tu fizeste nossos corações arder dentro de nós, e nos reenviaste na estrada para os nossos irmãos, com a mensagem evangélica nos lábios. Ajuda-nos a perceber que a esperança e a obediência aos teus mandamentos, conduzem sempre à uma maior unidade do teu povo. Amém.