20 gennaio 2016

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS_3° DIA

O Testemunho fraterno

Jer 31,10-13
Eles chegam, entoando cantos de alegria nas alturas de Sião.
Sl 122
Pedi a paz para Jerusalém : que teus amigos vivam tranquilos.
1 Jo 4,16b-21
Se alguém disser: “amo a Deus”, e odeia seu irmão, é um mentiroso.
Jo 17,20-23
Que cheguem à unidade perfeita e, assim, o mundo possa conhecer que tu me enviaste.

Comentário
O Caminho Novo, comunidade católica internacional à vocação ecumênica, está implantado na Letônia a mais de dez anos, através de membros católicos e luteranos. Juntos, eles experimentam a alegria que traz a fraternidade em Cristo, e o sofrimento da desunião. Em sinal desta divisão, eles depositam uma patena e um cálice vazio no altar durante a oração da noite. A experiência deles inspirou esta reflexão.

• As divisões entre cristãos são obstáculo à evangelização. O mundo não pode acreditar que somos os discípulos de Jesus enquanto o nosso amor uns pelos outros é incompleto. Nós experimentamos o sofrimento desta divisão não podendo receber o corpo e o sangue de Cristo juntos, durante a Eucaristia, sacramento da unidade.
• A fonte da nossa alegria, é nossa vida comum no Cristo. Nossa vida fraterna cotidiana consiste em acolher, amar, servir, rezar e testemunhar com cristãos de tradições diferentes. É a pérola de grande valor que o Espírito Santo nos deu.
• A noite antes da sua morte, Jesus rezou para que sejamos um e nos amemos uns aos outros. Hoje, nós levantamos nossas mãos para rezar com Ele pela unidade cristã. Rezamos para os bispos, os ministros e membros de todas as igrejas. Rezamos para que o Espírito Santo nos guie neste caminho da unidade.

Questões
• Como consideramos os cristãos de outras Igrejas, e estamos prontos a pedir-lhes perdão dos nosso preconceitos a respeito deles?
• O que cada um de nós pode fazer para que as divisões entre cristãos diminuam ?

Oração
Senhor Jesus, que oraste para que sejamos todos um, te pedimos que nos concedas o dom da unidade tal como Tu a queres, pelos meios que Tu queres. Que teu Espírito nos dê experimentar o sofrimento da separação, de ver nosso pecado e de esperar além de toda esperança. Amén.