14 luglio 2012

Congresso Missionario

Ci scrive sr. Firmina Lopez, missionaria a São Gabriel da Cachoeira, Ispettoria Santa Teresinha – Brasile. In questo 14 luglio 2012, lei ci fa partecipare alla loro Giornata Missionaria. Infatti, in questi giorni si realizza nella città di Palmas (Tocantins), il 3° Congresso Missionario Nazionale (http://www.pom.org.br/congresso/), una bella opportunità per crescere nell’entusiasmo missionario e nell’impegno per vivere da discepole-missionarie.

INSPETORIA SANTA TERESINHA (BMT – Brasil)
DIA 14 – DIA MISSIONÁRIO

Em sintonia com a Igreja do Brasil, queremos prepararmo-nos para viver o evento do 3º Congresso Missionário em Palmas – Tocantins.
Esta é uma iniciativa do Ambito Missões, do qual já deveis ter recebido o Projeto para este ano.
Rezemos e reflitamos sobre este momento da Igreja do Brasil.

O 3º Congresso Missionário Nacional de 12 a 15 de julho, quer ser um momento propício para refletir sobre a caminhada missionária em nosso país, celebrar as graças que recebemos, agradecer as criatividades e os sacrifícios das nossas testemunhas, na fé e, particularmente, aprender a dialogar profeticamente com todos, para além do mundo que nos rodeia, para além de toda fronteira.

O objetivo geral é assumir a dimensão universal da missão, neste mundo secularizado e pluricultural, guiados pelo Espírito, a serviço do Reino, à luz do Concílio Vaticano II e da caminhada da Igreja na América.

TEMA: Discipulado missionário do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural à luz do Vaticano II.

LEMA: COMO O PAI ME ENVIOU, ASSIM EU VOS ENVIO.

Mutirões de reflexão:
Infância, adolescência e juventude missionária
Leigos e Leigas
Religiosos e Religiosas
Missionários ordenados

PROGRAMAÇÃO

Nos Congressos anteriores, o trecho de Lc 24,13 - 35 (Discípulos de Emaús) foi o motivo bíblico condutor de todos o evento. Desta vez escolhemos At 8,26 - 40, o encontro sugestivo entre Felipe e o etíope. Os dias do 3º Congresso Missionário Nacional ficam estruturados desta maneira:
Dia do caminho (At 8, 26 - 28)
Dia do encontro (At 8, 29 - 31)
Dia da partilha (At 8, 32 - 35)
Dia do compromisso-envio (At 8, 36 - 38)

Cada comunidade pode viver estes dias no espírito missionário, unindo nosso carisma com o da Igreja local em busca de vivenciar mais e melhor o fato de ser: DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS.

Pelo Âmbito,
Ir. Firmina

Nessun commento:

Posta un commento