2 ottobre 2015

Missionários/as da esperança e da alegria reunidos para reavivar a fé

Reuniram-se em Cabire/Angola, nos dias 11 a 13 de setembro de 2015, os missionários leigos das diversas presenças salesianas em Angola. Dando continuidade à formação do ano de 2013 (Reavivar o 1º anúncio de Cristo), 2014 (A Alegria do Evangelho) foram três dias de formação, avaliação e projeção da caminhada de todos os que estão diretamente envolvidos na evangelização.
O tema que iluminou estes três dias esteve em consonância com as linhas orientadoras da CEAST (Conferência Episcopal de Angola e São Tomé): «Reavivar a fé dos fiéis leigos». Foram três dias intensos de formação, com as seguintes temáticas:
«Reavivar a fé dos Missionários em Cristo» - «Para mim viver é Cristo» (Fil 1,21). Irmão José Sobrero/sdb levou os presentes a refletir sobe o compromisso que tem cada um diante da realidade religiosa complexa que se percebe nas comunidades, que cada vez mais exige testemunhar a própria fé.
«Reavivar a fé dos missionários em Cristo - Desafios da fé»). Ir. Idalina Mareco/fma. A vocação laical tem dignidade própria e os leigos não devem ser vistos apenas em comparação com o clero, mas a partir da sua relação com Cristo, com a Igreja e com o mundo.  Pelo Batismo o leigo participa do múnus de Cristo Sacerdote, profeta e Rei.
«Reavivar a fé dos missionários em Cristo – O papel do leigo na Igreja e na Sociedade». Senhor Daniel Kandandji, educador salesiano na Escola Dom Bosco/Luanda que refletiu sobre os seguintes pontos: A evolução histórica da Igreja; O fiel leigo e sua missão sacerdotal; O fiel leigo e sua missão profética e real.
Na conclusão do encontro, foram elencados os seguintes compromissos:
- Viver o evangelho em todos os momentos de nossa vida
Ser missionário, sempre começando a evangelizar a partir das nossas casas e em seguida ir a todos os lugares
- Intensificar a formação catequética, a Doutrina Social da Igreja e formação integral da pessoa

Cada comunidade local leva consigo a responsabilidade de ver como viver na prática o que foi assumido neste 3º encontro de animação missionária.