4 agosto 2011

VIDES PASTORAL

“Deus colocou-nos no mundo para os outros”. (Dom Bosco)
“Faça com liberdade o que a caridade exige”. (Madre Mazzarello)

(Belo Horizonte - Brasil). A doação de si mesmo aos outros é o ponto alto da vivência cristã. O VIDES Pastoral, que aconteceu na Inspetoria Madre Mazzarello, nas cidades de Aparecida de Goiânia (GO) e Barbacena (MG), nos dias 14 a 19 e 17 a 22 de julho, respectivamente, é uma experiência de voluntariado que apresenta aos jovens estudantes do Ensino Médio, presentes nas escolas, obras sociais e paróquias, uma nova maneira de ser e de estar no mundo, a partir do amor que nos torna solidários.
Durante o VIDES, os jovens se preparam para tornarem-se voluntários. Para isso, os dias são organizados da seguinte forma: durante as manhãs de formação, diversos temas são abordados: Realidade mundial e local, A pessoa de Jesus Cristo, Dom Bosco, Madre Mazzarello e Missionariedade; o período da tarde é dedicado às visitas e brincadeiras com as crianças da comunidade onde o campo de formação está acontecendo.
As atividades realizadas no campo de missão são muito importantes, pois, agora, o jovem está preparado para enxergar a realidade com um olhar novo, diferente, o que o leva a fazer questionamentos cruciais para a formação do cidadão. O resultado disso pode ser comprovado nas rodas de conversa que acontecem no início das atividades da noite. Na roda, os jovens expressam livremente as angústias, expectativas, alegrias, descobertas... provocadas pelas experiências do dia, assim como o desejo de transformação e a crença em um “outro mundo possível”.
O retiro espiritual, seguido do sacramento da Reconciliação e da Celebração Eucarística, é outro momento forte do VIDES, no qual os jovens são convidados a saborearem a presença de Deus na própria vida. É bonito vê-los sozinhos, em silêncio, absortos nos próprios sentimentos e pensamentos, desejosos de se encontrarem com Aquele que é o Autor da vida, o Criador, o Todo Amor, Deus.
O campo de formação é intenso. Há densidade nos conteúdos e nas atividades, porém tudo é realizado com leveza, priorizando o protagonismo dos jovens. Os adultos que participam, procuram ajudar os jovens a estarem atentos ao essencial, por meio da pedagogia dos pequenos passos, das pequenas coisas. Aos poucos, o grupo se torna uma comunidade, unida na vida, na fé, na esperança e no amor. Para muitos, o VIDES passa a ser não apenas um campo de formação para voluntários, mas uma grande família que busca dar vida ao sonho de Deus, que é a vida plena para todos. Esse é um grande sinal da atualidade e grandiosidade da proposta cristã, à qual os jovens estão verdadeiramente abertos.
Terminado o campo de formação, os jovens não são mais jovens comuns, são Jovens Voluntários VIDES! São jovens salesianos, conectados com Deus, com o outro, apaixonados pela vida! Estão dispostos a darem um colorido todo especial ao esboço deixado por Dom Bosco e Madre Mazzarello, e, para isso, precisam ser acompanhados, estimulados a acreditarem que são capazes de contribuir para que uma nova sociedade surja em meio há tantas injustiças, desigualdades sociais, violências, ambições... Eis o campo! Basta ter “paixão pela vida e pelo Senhor da vida” e acreditar que, ainda hoje é – e será sempre! – possível educar os jovens para que se tornem “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Ir. Cecília de Castro Gomes
P/ Pastoral IMM – BBH

Depoimento de alguns jovens participantes: clique aqui!

Nessun commento:

Posta un commento