16 giugno 2011

Semana do Migrante


A Semana do Migrante de 2011, promovido pela Igreja do Brasil de 4 a 12 de junho, abordou  o tema “Migrações e mudanças climáticas: o que temos a ver com isso?”. Grandes foram os preparativos e eventos realizados em todo o país.

O tema escolhido é extremamente atual. As mudanças climáticas produzem deslocamentos em todo o planeta, que devem aumentar ainda mais nas próximas décadas. Com esta Semana do Migrante 2011, fica para todos o seguinte questionamento: Quais são os desafios das mudanças climáticas para as pastorais e para os migrantes?

Cada diocese vivenciou a Semana do Migrante a partir do tema proposto e segundo a realidade local.  Na Diocese de Londrina, da qual faz parte uma comunidade FMA da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BPA), a Semana do Migrante aconteceu na Paróquia Nossa Senhora dos Migrantes, no Jardim Novo Bandeirantes, em Cambé – PR.
Todos os dias, a eucaristia era celebrada em um idioma diferente. No dia 9 de junho, a convite do pároco Padre Altair Maineri e da equipe litúrgica, as FMA de Cambé animaram a celebração eucarística em língua italiana.
Ao final da celebração, o pároco convidou as Irmãs presentes a se apresentarem para a comunidade local e tudo foi concluído com o hino do Instituto FMA: «O qual sorte siamo Figlie di Maria Ausiliatrice...» cantado em italiano. Os fieis presentes apreciaram muito, tanto a liturgia quanto a surpresa final, ou seja, o hino do nosso Instituto.

Outras informações sobre a Semana do Migrante estão disponíveis no blog do Serviço Pastoral do Migrante http://spmigrantes.wordpress.com/

Leia mais na seção Migrazioni

Nessun commento:

Posta un commento