(ARCOZELO - Portogalo) - A escola iniciou as actividades com um compromisso solene dos agentes da educação no projecto educativo salesiano na certeza de que o VINDE E VEDE teria razão de ser e de existir como proposta pastoral a desafiar todos quantos connosco partilhassem este espaço educativo.
Em Outubro, dia de Nossa Senhora do Rosário relançámos a iniciativa das “Casinhas de Maria” de casa em casa para levarem a alegria, a esperança e o calor maternal de Maria a todas as famílias, prédios e bairros, alargando a iniciativa a avós e familiares.
E agora deixamos falar os alunos para as outras iniciativas.
Feirinha Missionária
As missões são muito importantes. Têm como objectivo ajudar quem mais precisa, daí ser tão importante sabermos o significado da palavra partilhar. E porque, em qualquer parte do mundo, há sempre alguém que necessita de ajuda, no Externato festejamos o dia das Missões fazendo uma feirinha com produtos feitos pelos alunos para serem vendidos. O dinheiro será para ajudar o Haiti que foi destruído pelo tremor de terra e presentemente houve um surto de cólera.
Começamos o dia com a celebração Eucarística. Muitos foram os símbolos usados para os mais diversos significados.
Os continentes foram representados pelas cores missionárias. Branco, azul, amarelo, vermelho e verde. As cores dizem-nos que apesar de sermos diferentes nas raças, etnias e costumes, somos todos iguais na nossa condição humana e se todos nos unirmos podemos ter mais força e ajudar quem mais precisa.
Todos cantámos e foi uma celebração muito bonita e animada.
À tarde realizámos a nossa feirinha onde se vendiam produtos feitos por todos nós. Podíamos encontrar produtos tais como: doce de abóbora, biscoitos, pulseiras, ímanes de animais, porta-chaves, quadros de madeira, dezenas, etc.
Foi um dia diferente, divertido e muito animado. De certeza, que este dia vai ser recordado por todos nós durante muito tempo porque todos demos um pouco de nós aos outros.
João Guedes 4ºB
Ispettoria Nostra Signora di Fatima - POR
Sintonia Novembro/Dezembro 2010 - n. 189
Nessun commento:
Posta un commento